quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vivência de Leitura e Escrita

Todos sabemos o quanto que as primeiras experiências com a leitura e escrita são marcantes na nossa vida. E, a minha, foi primeiramente com leitura de histórias para dormir da minha mãe e avó. Eu ficava encantada e sempre pedia para lerem mais outra. Depois, foi na escola com a catilha "Caminho Suave", onde cada letrinha aprendida trazia um texto com alguma história. Foi uma maneira fácil e divertida de aprender a ler e escrever. Com relação a escrita, também tive cadernos de caligrafia, para tornar a letra mais legível, e ao mesmo tempo aprendíamos ortografia. 
Lembre-me do  primeiro livro inteiro que li, foi o livro "O casamento da borboleta Atíria". Era um dos livros, que meus pais tinham em casa, de uma grande coleção. Depois com o incentivo da minha mãe comecei a ler os outros livros e percebi que gostava. 
Na época de Ensino Médio tomei gosto pela leitura de romances com mistério, drama e histórias de amor. Hoje ainda continuo gostando desses estilos, mas leio qualquer coisa que atraia meu interesse, ou que foi bem recomendado por outros colegas professores e familiares. 
Tenho um filho de quase 4 anos, que não é alfabetizado ainda, mas procuro já estar incentivando-o, lendo histórias para dormir todos os dias, igual fazia minha mãe comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário